quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Trajetória de uma Intimidade

Trajetória de uma Intimidade - Resenha

O conto Fio de Saliva foi o primeiro contato que tive com o universo literário de Lucilene Machado, cronista, contista, poeta e integrante da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Nele percebe-se, com muita nitidez, o corte sincrônico que ela faz na linearidade editorial contemporânea.

Sua agilidade, velocidade e intimidade coma a criação, toma emprestado o mesmo vento que sopra as crônicas de Rubem Braga, a densidade de Cecília Meireles, a busca de Guimarães Rosa e a fina ironia de uma pitonisa grega resgatada em pleno século XXI.

É absolutamente reconfortante encontrar pedra preciosa em meio a tanto cascalho jogado nas livrarias deste tempo veloz e superficial. E quando esse valor vem com indumentária e conteúdo femininos, o encanto é maior ainda.

O jogo de caracteres, cinematograficamente colocados num script imaginário, revela personagens que deslizam em travelling perfeito, nota-se que na cena da sua palavra em ação, não há necessidade de continuísta para fazer a ligação de um conto para outro até que se esgote o volume. Não há tempo para respirar, a emoção seduz outra emoção página por página, na marcação e no compasso de um tempo maior que nós.

Neste livro de contos Lucilene Machado se transforma no amálgama narradora-personagem, entregando-se sem limites na reconstrução de si mesma, como se o dito dela fosse retrato de uma odisséia feminina diária transformada em realidade, configurando desejos e sonhos que povoam todo ser sensível, pois com sabedoria nos faz ver que o beijo é a trajetória mais íntima a acontecer entre dois humanos.

O fio de saliva que se desprende de sua fala, vai costurando nossas bocas secas de boa literatura. Não há mais o que esperar. Apenas saciar.



Ferriól Cabanas
Poeta e Editor